quinta-feira, 10 de julho de 2014

Ano de 2014 teve mais uma seca verde no Nordeste

Em muitos locais os reservatórios já estão secando
Fim do período chuvoso no sertão do Nordeste brasileiro. De Julho para frente as chuvas cessam no semiárido nordestino. Mais uma vez os serviços de meteorologia erram quando anunciaram um inverno normal. Na realidade, na maioria dos município do estado as chuvas aconteceram de forma irregular e abaixo do normal.

Na estação meteorológica do Apodi, por exemplo, as chuvas não passaram dos 500 mm. Em outros locais do estado choveu mais em outros menos que isso. O resultado foi mais uma seca verde.
Açude da cidade de Major Sales, alto Oeste praticamente não tomou água
A tendência é que a situação em 2014 seja pior que o ano de 2013. Na foto acima o açude da cidade de Major Sales, distante 1 00 km do Apodi, quase não tomou água e tende a secar até Dezembro.

Lagoa do Apodi não tomou água nem dos córregos
esse ano e tende a secar definitivamente.
Desta feita a lagoa do Apodi, uma das maiores do estado, pelo nível d’água que se encontra, deverá secar totalmente até o final do ano.

A situação de mais uma seca verde, além de dificultar a vida de todos, em especial os criadores, deixará sistema de abastecimento de várias cidades do interior do RN em colapso total. Uma pena.

Faz muito tempo que o Nordeste não tem um período de chuvas favoráveis. O polígono das secas persiste com maior frequência cada vez mais presente em toda região com o passar dos anos. 

Fonte:Blog do Toinho via Serrinha de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário