sábado, 13 de setembro de 2014


O pré - anuncio e a passagem do 
Cometa Halley.



Em uma das minhas atividades diárias, por sinal, a que mais mim faz refletir sobre algo do passado, lembrei-me da passagem do Cometa Halley que haveria de cruzar o céu da minha cidade, logo mais no dia seguinte. O ano era 1986. Eu estudava a 6º série do ensino fundamental e lembro-me muito bem, que a nossa professora de História, abordava o assunto em sala de aula sobre a tal passagem do Comenta. Confesso que eu, além de empolgado com o assunto, também fiquei admirado e ao mesmo tempo com medo pensando que já fosse o final do Mundo. É que, naquela época, era comum as pessoas mais velhas pôrem medo nos mais novos falando e afirmando até, que estava próximo do fim do Mundo. Como ainda acontece hoje. Só que, somente hoje, compreendi que o fim que os mesmo se referiam, até sem saberem, era o “fim do mundo” deles. E foi. Muitos deles, já não estão mais aqui. Durante aquela aula histórica que foi pra mim, a professora descrevia o comenta como um objeto muito grande, com uma cauda enorme e muito brilhosa. Mas, a descrição não se resumia aí, ela ia mais além. Mas, já com esses pequenos detalhes, a minha imaginação transpunha a das outras crianças. Saía do mundo real e adentrava num mundo totalmente imaginário. Coisa de criança curiosa e indagativa. Os últimos relatos da passagem do Comenta Halley, fora feito por uma anciã octogenária - mim refiro a antiga e saudosa professora Eulina Pinto, que relatava que a última vez que o mesmo(Cometa) tinha passado, tinha sido em 1910, ou seja, há mais de 70 anos. Como vocês sabem, vivíamos a década da grande e memorável "explosão musical" já mais vista por outras gerações. Nas ondas das rádios que as vezes iam e não voltavam, ouvíamos várias músicas, dentre elas; Olhar 43 e Revoluções por minutos (RPM), Linda de Mais com Roupa Nova, Sábado (José Augusto) Felicidade (Fábio Junior) Velhas tardes de domingo (com Roberto) Tudo passará (Nelson Ned) e por aí vai. No lugar da INTERNET, éramos alienados pela TELEVISÃO, que adentrava as nossas casas influenciando de maneira NEGATIVA as famílias e comprometendo os costumes. E que costumes! Feito essa digressão volto ao assunto do Comenta.

Naquela noite depois da aula, no percurso da escola a minha casa, o tal comenta não mim deixava quieto, eu não pensava em outra coisa a não ser ver-lo passando no céu com sua cauda brilhante. Afinal, qual é o menino que não gosta de ver luzes? Eu não era diferente. Naquela noite, a insônia tomou conta de mim, acelerando ainda mais a vontade de ver o Cometa no dia seguinte. E o tal dia seguinte chegou. Só que devido à noite nublada e chuvosa a DECEPÇÃO tomou conta de mim por completo, dando um pré anuncio de muitas que ainda viriam e que até hoje, continuo na crença de que muitas ainda virão.


Taí o texto nº5. O quinto de muitos que virão. Boa reflexão!


Por Aurivânio Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário