quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Greve dos bancários continua e o atendimento segue com muitas filas no RN

A greve dos bancários está mantida até que os bancos apresentem uma nova proposta de reajuste, diz o Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte. Houve uma rodada de negociações no sábado (27), onde não chegaram a um acordo. A proposta dos bancos, que ofereceram 7,3% de ajuste nos salários, foi recusada pela categoria, que pede 35%. Quanto ao cumprimento da Lei de Greve (lei 7783/89) - que institui aos bancários a não paralisação da compensação de títulos e cheques -, o Sindicato afirma estar cumprindo.

“As compensações estão sendo feitas e os caixas eletrônicos estão abastecidos, a nossa parte estamos fazendo”, afirma Marta Turra, coordenadora geral do Sindicato dos Bancários do RN. De acordo com ela, não é necessária a garantia de 30% do efetivo dos trabalhadores em outros serviços bancários, porque somente a compensação bancária responde por mais da metade dos serviços bancários prestados à população.

O Sindicado dos Bancários cogita de representar contra o Procon estadual no Ministério Público do Trabalho, por abuso e desvio de poder. Para a coordenadora geral do Sindicato, Marta Turra, o Procon está fugindo de suas atribuições. Turra afirmou que o Procon já devia estar fazendo, há algum tempo, a exigência para os bancos “reduzirem tarifas, que são as mais caras do mundo, ou cumprir a lei da fila fixada para que uma pessoa não passe mais de 30 minutos esperando por atendimento”.

Para ela, a competência para dirrimir dúvidas e questões relativas ao período de greve, é a Justiça do Trabalho, que é o fórum competente para debater e julgar o Acordo Coletivo de Trabalho. O Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) está agindo para evitar que os clientes sejam prejudicados. As pessoas que se sentirem prejudicadas pela greve dos bancários devem procurar o Procon, que está recebendo denuncias para encaminhar ao Ministério Público. "O Órgão está coletando informações para abrir um procedimento junto ao Ministério Público, para tentar minimizar os transtornos causados pela greve", afirma Ney Lopes Júnior, coordenador do Procon-RN, ressaltando que a greve é legitima.

A orientação do Procon é de que quem se sentir prejudicado e desejar fazer uma denúncia, pode ligar para o 9178-7474 ou enviar email para proconrn@gmail.com, informando o banco, a cidade, a ocorrência e, no caso do email, anexar cópias dos documentos de identidade. As pessoas também podem procurar as sedes do Procon nas zonas Norte e Sul da capital. 
 
Fonte: Tribuna do Norte

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