domingo, 24 de junho de 2012

A ESPERANÇA ESTÁ VENCENDO O MEDO

RIACHO DA CRUZ ESTÁ MUDANDO SÓ NÃO VER QUEM SE FAZ DE CEGO


O mundo mudou, as coisas mudaram e Riacho da Cruz também está mudando. Aconteceu, neste sábado, dia 23 de junho, a convenção  do Partido do Movimento Democrático Brasileiro(PMDB) Juntamente com o Partido dos Trabalhadores (PT), onde foram homologados os nomes de Dr Marcondes(PMDB), a prefeito e o do companheiro Raimundo Neto como vice, além de alguns candidatos a vereadores. Informações que chegaram a esse redator é que houve uma grande participação do povo Riacho Cruzenses, sobre tudo o povo mais humilde que a exemplo de outras cidades só são verdadeiramente lembrados na época da eleição, como agora. Quem ainda não foi, pode esperar que em breve será.
A política de Riacho da Cruz vem sendo conduzida há mais de trinta anos por uma família só, que vem fazendo da mesma um sistema hereditário local. Sistema esse, que não é bom nem para Riacho da Cruz nem para qualquer outra cidade. Acontece que, não é só os políticos tradicionais os culpados. Não. É o próprio povo que somente agora estão começando a despertar. Afinal, o povo (sobretudo os mais  pobres) são como canga de boi, não sabe a força que tem por isso não queba a canga. O povo de Riacho da cruz, não é diferente do de Viçosa, que não é diferente dos de Portalegre, que não tem diferença dos de Martins, Taboleiro Grande nem de qualquer outra cidade do nossos estado ou até mesmo do nosso país. Fazem política como time de futebol, pegam sua bandeira e sai as ruas para defender o que menos interessa, esquecendo assim, o mais importante como: Educação, saúde, trabalho dentre outros. É o Bicudo Esporte Clube contra o Esporte Clube Bacurau. Acho que tem o terceiro Time, mais organizado, mais unido que sempre fica no banco de reservas e que sempre são os vitoriosos e que se os Jovens, não vestirem  a camisa; a camisa da mudança, da esperança, do conhecimento e da coragem, esses times(reservas) irão continuar sendo sempre os vitoriosos.....


REFLEXÕES CRÍTICAS 


No final da década de 80, eu era adolescente ainda, mas já acompanhava a política de Riacho da Cruz  e de Viçosa e via aqueles jovens da minha geração entusiasmado como os de agora de bandeira em punho gritando o nome(s) dos seus candidatos e até se degladiando uns com os outros. Afinal, o que fazem  aqueles jovens entusiasmados e cheios de esperança da época?  Eles tiveram seus nomes lembrados pelos seus candidatos depois que conseguiram o poder? Tiveram seus sonhos realizados? Ou foram sufocados pelas garras perversa do poder? Seus pais continuam votando e defendendo os nomes dos mesmo políticos de sempre? E você já realizou seus sonhos e seus desejos?


Créditos das fotos: (só das fotos) O mural de Riacho da Cruz




Boas reflexões. De textos e de imagens




Aurivanio de Andrade Cezar
Redator




A esperança está vencendo o medo em Riacho da Cruz. Demorou, mas está vencendo. Olha Zé Diana de boné verde, esse é como eu, nunca teve medo de cara feia nem de arreganho de ninguém
Isso é a força do povo. O povo bota, o povo tira. Alguém duvida? Eu não.

 

O candidato a prefeito Dr Marcondes no meio do povo. Esperança é o que não falta aos eleitores de Riacho da Cruz
E o povão animado


O candidato a Vice no meio do povo. É a força jovem mudando a realidade de sua cidade. É disso que precisamos.
Taí a opção. Não mudam se não quiserem!




      

2 comentários:

  1. "Decifrar os mistérios da política brasileira pode parecer assustador. E é: a a maior parte da população não sabe diferenciar as funções e incumbências de senadores, deputados federais, estaduais e vereadores. A divulgação restrita das atividades dos parlamentares e governantes contribui para a despolitização da sociedade e para aumentar a distância entre a população e seus representantes."
    Quando olhamos para tráz, na história, nos deparamos com inumeros fatos, principalmente com a história dos partidos ditos de esquerda, em que a construção do pensamento progressista fora alicerçada de forma não fugás, e por isso nos espanta a maneira como as "alianças" e "parcerias" são negociadas, confundindo um eleitor mais atento. Contudo, sabemos que tudo isso faz parte do jogo politico, num regime democrático.
    Creio que tudo que está exposto na politica, em que estamos inserido, prevalece uma máxima - vale tudo para chegar ao poder - e não é privilégio do fisiologismo da "direita", mas, também, do pragmatismo da "esquerda", que é, as vezes, um discurso cheio de rodeios.
    Portanto, o que estamos vendo na nossa politica local, é uma infidelidade com as ideologias, que joga na vala comum bons e maus politicos, homogenizando a politica e , assim, não dando chance para o contraditório, contribuindo, como mencionado no inicio do texto, para despolitizar a sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo blogueiro respondendo a sua indagação : Afinal, o que fazem aqueles jovens entusiasmados e cheios de esperança da época?
    respondo por mim e em nome de muitos, que aqueles jovens que um dia de bandeiras na mão saiam na esperança de mudanças em suas vidas,hoje se encontram decepcionados pois a grande maioria não tiveram seus nomes lembrados pelos seus candidatos depois que conseguiram o poder,pois quando se tratar de favorecer a alguem em primeiro lugar são as pessoas la de fora,que antes nem enxergavam viçosa,mas que hoje tem os melhores lugares reservado a essas pessoas,porque são qualificadas? não porque se olharmos para esse lado temos pessoas tão ou mais capacitadas para assumir os mesmos cargos,nós que um dia seguramos a bandeira temos dois caminho se quiser termos um pouquinho,um deles é a bajulagem que é um metodo medilcre igual a quem adere a ele ou aceitar os cargos que as pessoas de fora não se interessam."bela escolha não".
    Me coloco a exemplo por que sei que tera pessoas que iram discordar,mas essas pessoas saberemos de qual caminho ela foi selecionada...Um dia estive de bandeira na mão encarando até a morte por coisas que hoje vejo que jamais valeram apena.
    finalizando com a resposta ,queles jovens guerreiros que levantaram a bandeira,pularam e gritaram hoje estão calados e decepcionados.

    ResponderExcluir