sexta-feira, 15 de junho de 2012

O FIO DA NAVALHA


EX PREFEITO DE VIÇOSA FAZ UMA "PRÉ – CONSULTA"  POPULAR  PARA  ESCOLHA DO CANDIDATO QUE IRÁ ENCABEÇAR A CHAPA MAJORITÁRIA NAS ELEIÇÕES DE 07 DE OUTUBRO  DE 2012 

O Ex Prefeito  Antônio Gomes de Amorim, juntamente com a Prefeita Municipal,  Vereadores e demais  lideranças locais do nosso município,  participaram hoje na Câmara Municipal  de uma reunião onde fizeram uma  "pré-consulta popular", não para a escolha do candidato a prefeito do nosso município, mas apenas para uma sondagem de qual nome(s) o povo escolheria para ser o futuro  candidato a prefeito da nossa cidade.  No entanto, não sei se foi ansiedade ou falta de postura  de algum eleitor(es) presente  que acabaram confundindo  a "pré -consulta" com a eleição propriamente dita. Tem pessoas que nem  a rejeição e o sofrimento é capaz de educar. É da natureza humana. Por sinal, o ser humano é  a espécie mais inteligente e a mais  dotada de capacidades, porém é  o animal mais cretino e hipócrita que habitou e continua a habitar a face da terra. Ou não?

Logo em seguida a palavra do Ex-Prefeito, e da atual Prefeita  Maria José(PSB), deu-se início a "pré-consulta" onde foram distribuída pequenas “chapas” para de maneira secreta o que para muitos ignoraram essa  formar de voto,  escolhesse o futuro nome(s).  Desta feita,  a consulta transcorreu  de forma pacífica.  Em seguida ouve a contagem de votos onde escolheram o nome de Antônio Gomes de Amorim o que não foi surpresa pra mim e nem pra ele. Espero. O   resultado publicarei  no final da matéria.
    Votos apurados, eleitores satisfeito e a reunião prosseguia . Falou novamente  o  Ex- Prefeito e em seguida a Presidente da Câmara de Vereadores, Ver. Vanda Campos onde a mesma de forma  inteligente e pacífica declarou aos presentes “ eu não sou  candidata a vereadora neste pleito.  Que fique bem claro.  Estou encerrando a minha vida pública, e que meu palco é a saúde. Estudei  me formei  e sempre trabalhei  para minha sobrevivência. Não  sou candidata a nada." Enfatizou.
O resultado da consulta popular foi a seguinte:

  1. Evarista Neta-01 Voto
  2. Vera Lúcia- 02 Votos
  3. Toinha Sabino- 02 Votos
  4. Dra. Vanda- 06- Votos
  5. Pedro Alcântara- 06 Votos
  6. Toinho do Miragem- 44 Votos 

REFLEXÕES CRÍTICAS


É bem verdade que o cenário político mudou não só no Brasil, mas, no mundo todo. Graças as revoluções sociais que aconteceram no mundo como a revolução camponesa Russa, de 1917 liderada por Lênin e o Partido Bolchevique(comunista), a revolução camponesa Mexicana de 1911, lideradas por Emiliano Zapata e Pacho Villa, ambos camponeses, a revolução Cubana de 1959, comandadas por Fidel Castro e Che guevara, além de tantas que marcaram o cenário político no final do século XIX e começo do século XX.
Hoje temos, entre tantas outras, as revoluções nas áreas tecnológicas como a popularização da Internet, dos telefones celulares entre tantas outras. Será que as revoluções sociais/tecnólogicas mudariam o nosso atual cenário político? Será que temos realmente direitos de escolhas? Será que os resultados que predominam nas urnas é um resultado popular , ou seja do povo? As revoltas populares que aconteceram no nosso país no início do século XX deram algumas contribuições para "democracia" que temos hoje?


Nota do blog  PT EM AÇÂO


Essas reflexões críticas,  não tem o objetivo de condenar ou apontar erros de ninguém, mas apenas de incentivar o ser humano a pensar e com isso exercer a sua cidadania plena,  participando mais das decisões políticas do nosso País, do nosso Estado e da nossa Cidade.
Lin Yu Tan, grande filósofo Chinês dizia que o homem só envelhece quando perde a capacidade de  pensar, sonhar, estudar e lutar. Pelo jeito estamos envelhecendo. Ou  já envelhecidos ?

Boas reflexões. De textos e de imagens.


Aurivânio de Andrade Cezar
Redator 



A presidente da Câmara de vereadores Dra. Vanda, com maturidade e inteligência, no momento em que deixa claro a todos os presentes que não é candidata e sai definitivamente da vida pública.
 
A vereadora Antônia  Sabino e seu filho Márcio Vagner  no momento em que contavam os votos. Alegria e empolgação não faltava aos dois 
 
O Ex Prefeito da nossa cidade Jaime Mafaldo de Paiva, no momento em que falava aos presentes. Por sinal quero deixar claro que ele foi o maior líder(opinião minha) político da minha geração tendo como base  o contexto político e econômico da época.
                            

O vereador  Manoel Gilberto(cibalena) e o Ex Prefeito Toinho do Miragem,  no momento em que pedia calma a alguns eleitores presentes. Neste momento devido a empolgação e a falta de postura por parte de algum(s)  eleitor(es),  por pouco a reunião não teve um desfecho diferente. Mesmo assim, ainda tinha gente sorrindo.( Veja melhor clicando duas vezes em cima da foto.)
  
Meu amigo Jaílson Lopes. Recepcionista da Prefeitura, no momento em que escolhia através da pré consulta o nome do possível candidato(a) a Prefeito de sua cidade. Não precisou nem perguntar em quem ele votou.


A prefeita Maria José e o Ex Prefeito Toinho, no momento em que falavam aos presentes 

As pessoas esperam atentas a leitura dos  informes sobre a pauta da reunião
E haja curiosidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário