quinta-feira, 14 de junho de 2012

MADE IN VIÇOSA


Bandas de música se apresentam  na Praça Pública da nossa cidade   



     As bandas de música das cidades de Baraúnas e Viçosa, fizeram apresentações na Praça Pública de nossa cidade e deram um show de profissionalismo, mostrando assim, os verdadeiros talentos da nossa terra que ainda são poucos. Não sei se é por falta de incentivos ou de reconhecimento. Ou mesmo de vontade. Além da apresentação na Praça,  as mesma saíram pelas ruas da nossa cidade exibindo os verdadeiros talentos jovens que fazem da banda da nossa cidade, uma das melhores da região oeste.
    Quero aqui neste espaço agradecer ao verdadeiro profissional que é o maestro da nossa banda "Mauro Jerry" que vem deixando sua semente positiva e próspera na vida dos nossos filhos e na Cultura Popular do nosso povo. Esse sim, eu tiro meu chapéu, eu aplaudo de pé, porque é através dele que a nossa Cultura Popular  está sendo divulgada  na nossa região, através da banda de música Padre Dário Tórboli. Afinal, deveria ter outro nome como: Vitalino Curriboque, José Ferreira de Oliveira(Zé de vitalino) ou Chico de Zoroastro. Esses formaram a verdadeira vanguarda musical da nossa cidade. Mais tarde surgiram outros talentos da nossa terra que merecem também serem lembrados. O conjunto musical era formado da seguinte maneira: Vitalino(rabeca), Chico Elizeu(sanfona), Zé de Panta, Paulo Elizeu, Antônio Herculano  e Antônio Elizeu(violão), Sebestião Elizeu e Aderson de Chico Sabino(pandeiro), Antônio Pedro de Freitas "Taninho" (Reco reco), Zé Elizeu(bumba), Gabriel Leite(sax) e Zé Soares (clarinete).
   Quero aqui deixar registrado o nomes desses talentos da nossa terra  que deram suas contribuições na música animando festas de casamentos, nas latadas das casas, no salão de Geraldo Torres ou que fossem baile no Mercado Público (o popular Barracão) da nossa cidade. A principal arena de diversões dos boêmios da época. Esses sim, foram se não eles, mas os pais deles que abriram o pico, desmataram as margem dos riachos Dormente e Forquilha e construíram as primeiras casas dando origem a nossa pequena Viçosa.
       Quanto ao nome da banda, não faço uma imposição. Não. É apenas uma opinião deste redator que além  de curioso é um defensor da Cultura Popular.


Nota do blog  PT EM AÇÃO 


Viva a Cultura Popular! Viva a história viva das gerações passada! Ainda tem pessoas que detestam e desprezam a Cultura Popular!

REFLEXÕES CRÍTICAS


É verdade que a Viçosa mudou. As pessoas mudaram e o IDH também. Afinal o que fazem os músicos que fizeram a vanguarda musical do nosso município? Seus filhos se interessam por músicas? A Cultura Popular da nossa cidade é trabalhada nas escolas? É interessante pesquisar a história do nosso povo? Será que ainda é possível? Ou é melhor manter a história dos nossos verdadeiros heróis do passado no anonimato?


Boas reflexões. De texto e de imagens.


Aurivânio de Andrade Cezar
Redator 




Banda de música da nossa cidade Pe. Dário Tórboli
                                       
                                     


Banda de música da cidade de Baraúnas fazendo sua apresentação ao lado da Praça Manoel Forte.

                                          

Banda de música da cidade de baraúnas
  
Banda de música mostrando o que é a autêntica  Cultura Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário