CÂMARA APROVA PROJETO QUE FIXA PRAZO PARA SUS TRATAR CÂNCER
A câmara aprovou projeto de lei que fixa um prazo máximo para início do tratamento de pacientes com câncer pelo SUS (sistema único de saúde). Pela proposta, a terapia terá que começar em até 60 dias após o diagnóstico da doença.
Isso vale para tratamento com medicamentos, quimioterapia, radioterapia e cirurgias, conforme a necessidade do caso.
Como passou por alterações durante a tramitação na câmara, a proposta volta para análise no senado.
O texto também garante o acesso gratuito a remédios para tratamento da doença, como a morfina, por exemplo. De acordo com a frente parlamentar da saúde já existe essa previsão, mas a lei reforça a obrigatoriedade.
Segundo a deputada Carmem Zanotto (PPS-SC), uma das autoras da proposta, um levantamento do TCU (tribunal de contas da união) aponta que a média do tratamento de quimioterapia é de 76,3 dias e de radioterapia é de 113,4 dias na rede pública de saúde.
O mesmo estudo indica que apenas 15,9 dos tratamentos de radioterapia e 35,6 dos de quimioterapia começaram nos primeiros 30 dias.
Nota do blog PT EM AÇÃO
Cuidado! O tratamento precoce ainda é o melhor remédio para cura.
Apesar de ser suma importância alertar as mulheres sobre exames preventivos e tratamento do cãncer de mama, não é necessário públicar fotos tão "chocantes" para divulgar está ou qualquer notícia sobre o cãncer. Beira o sensacionalismo.
ResponderExcluirNo entanto, reverberar esse tipo de noticia é de uma civilidade impar, parabéns!