domingo, 8 de julho de 2012

LÍDERES DA REVOLUÇÃO MEXICANA

OS HERÓIS DO POVO


Os principais líderes populares da Revolução Mexicana foram Zapata e Pancho Villa. Cada um deles organizou um poderoso exército de camponeses. Montados a cavalo, com o sombrero (chapelão redondo) na cabeça, bigodes fartos, cinturão de balas cruzando o peito, esses homens eram capazes de lutar a última gota de sangue em favor dos direitos de sua classe social.
Emiliano Zapata(1880-1919) era filho de um camponês que havia tido sua pequena propriedade roubada por um poderoso fazendeiro. Depois de ver o pai chorar, Zapata jurou que viveria para recuperar as terras dos pobres e índios ocupadas pelos latifundiários. Em 1911, formou o grande Exército Revolucionário do Sul, reunindo os camponeses explorados nas grandes plantações. Depois, anunciou o Plano de Ayala, que era uma grande proposta de reforma agrária.

Francisco Pancho Villa (1877-1923) era de família muito pobre. Um dia, mandou bala num fazendeiro que estuprou sua irmã. A partir daí, tornou-se um fora- da- lei (da lei dos latifundiários,é claro), bandoleiro caçado pelos federales(soldados do governo), mas herói dos deserdados, o homem que atacava as fazendas dos grandes criadores de gado na região onde morava e que protegia os pobres. Durante a revolução, Pancho Villa formou um exército de mais de 50mil peões, todos disciplinados e conscientes politicamente. Grande general, organizador e estrategista, venceu inúmeras batalhas. Só aprendeu a ler  quando esteve na prisão encarcerado por ordem de Madero (presidente Mexicano eleito no lugar do ditador Porfírio Díaz), foi esperto e conseguiu fugi. Gostava de dizer: "A falta de cultura é o grande problema do nosso povo. Eu pago primeiro ao professor e só depois ao general".

REFLEXÕES CRÍTICAS

Pancho Villa , um dos grandes dirigentes camponeses da Revolução Mexicana, era de família pobre e só aprendeu a ler depois de adulto, quando esteve preso. Para ser um líder popular, com propostas úteis e inteligentes, é necessário ser de família rica e ter estudado muito? Homens do povo, mesmo que sejam pobres, são capazes de escolher o melhor para seu povo e sua cidade? Eles são capazes de mudar uma realidade? Ou só fazem prejudicar? Será que a falta de cultura também é o grande problema do nosso povo? Devemos pagar bem aos professores e só depois aos "generais"?

Boas reflexões. De textos e de imagens 

Aurivânio de Andrade Cezar
Redator

Nenhum comentário:

Postar um comentário