sábado, 26 de outubro de 2013

Integrantes da Secretaria Municipal de Agricultura da cidade de Viçosa e representantes da Emater/RN visitam associação de agricultores no município de Caraúbas/RN.

A Secretaria Municipal de Agricultura de Viçosa, representada pela secretária de agricultura Suzete Lopes, o coordenador Aurivânio Andrade e a nossa colega Sueli Pinto, além dos representantes da EMATER/RN Everton Mesquita e da nossa simpática amiga, a técnica agrícola Cleise Oliveira estiveram presentes na associação comunitária de agricultores familiares "ABDERRAMANT" no município de Caraúbas/RN na manha de sexta feira 25/10 e ficaram surpreso com o que viram. A associação comunitária é pioneira naquela comunidade onde integra várias famílias que de lá tiram seus próprios sustentos. Ela, atua na criação de galinhas poedeiras onde a significativa produção de ovos vem fazendo a diferença,   dando uma melhor qualidade de vida e na alta estima daquelas famílias rurais. O principal objetivo da nossa visita in loco foi de colher dados para que num futuro próximo venhamos a implantar um(s) projeto(s) daquela magnitude nas nossas comunidades rurais e assim podemos ajudarmos aos agricultores rurais da nossa cidade.
A visita também se estendeu a casa dos agricultores Amélia Alves e Francisco Antônio Filho, mais conhecido como Nenem do rio, pais da nossa amiga Cleise Oliveira, ambos residentes no sítio Encantado zona rural de Caraúbas/RN. Os mesmos nos receberam com bastantes satisfações, alegrias com direito até a brincadeira, tiradas geniais do nosso amigo Everton e de seu (Nenem) que acabou nos relatando um pouco das istórias- eu disse istórias- poéticas dos antigos cantadores de viola e repentistas que alegraram em décadas passadas aquela comunidade de camponeses, que só no aperto das mãos ou alguns minutos de conversas nos alpendres de suas moradias podemos visualizar o encanto e a simplicidade daquele povo hospitaleiro. Tudo isso acompanhado pelo sorriso e a satisfação da nossa não digo colega, mas, amiga Cleise Oliveira(grifo meu.) É isso aí. Como dizem os camponeses de lá. "Té mais."




Nossa simpática amiga Cleise Oliveira e seu pai Francisco Antônio Filho. Conhecido por Nenem do rio.

Vista parcial da casa do agricultor familiar Francisco Antônio Filho. Conhecido pela alcunha de Nenem do rio.
 Nesta foto podemos ver a Secretaria de Agricultura da nossa cidade e a Emater/RN presentes na zona rural através de seus representantes fazendo estudos para que possamos viabilizar um projeto dessa magnitude para a nossa cidade.

Vista parcial do Sítio Encantado. Zona rural de Caraúbas/RN

Vista parcial da estrutura física da associação comunitária -ABDERRAMANT

Vista parcial de um dos aviários da associação ABDERRAMANT. Zona rural de Caraúbas/RN



Vista parcial interna de um dos aviários da associação comunitária ABDERRAMANT. Zona rural de Caraúbas/RN

Vista parcial interna de outro aviário da associação comunitária ABDERRAMANT. Zona rural de Caraúbas/RN



Momento em que se colhia os ovos dos ninhos das galinhas.

Vista parcial  interna de um dos aviários da associação comunitária- ABDERRAMANT. Zona rural de Caraúbas/RN

Momento em que uma produtora rural colhiam ovos em um dos 03 aviários existente na associação.


Momento em que o Coordenador da Agricultura Aurivanio Andrade indagava a técnica agrícola Cleise Oliveira sobre a criação do projeto da associação ABDERRAMANT e uma possível possibilidade de implantar um projeto desse porte na nossa cidade e assim beneficiarmos algumas famílias das nossas comunidades rurais.


Nesta foto podemos ver o técnico Everton Mesquita e a técnica agrícola Cleise Oliveira. Ambos lotados na EMATER/RN




Isso é trabalho. 

Vista parcial dos ninhos das galinhas. Flagrante perfeito.

Vista parcial da parte interna de um dos aviários. Nesta foto podemos ver o local de posturas das galinhas.

Vista parcial interna de outro aviário da associação ABDERRAMANT. Zona rural de Caraúbas/RN

"Eu vi de perto. Pra contar certo."

Produtos oriundos do trabalho, da criatividade e da união dos trabalhadores familiares da Associação comunitária Abderramante.
Resultado de uma manhã produtiva. Na parte da tarde tem mais, segundo mim foi narrado por um agricultor familiar associado.
Produtos pronto para serem comercializados nas cidades de Caraúbas, Olho d`agua dos Borge, Umarizal e Martins/RN.

Um comentário: