quinta-feira, 12 de março de 2015

ITEP DO RN TEM DÉFICIT DE 92% DE PERITOS CRIMINAIS

O Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep) tem apenas 8% do número ideal de peritos para o seu quadro. Atualmente seriam necessários 350 profissionais, no entanto o Estado só conta com 27. 

Os dados foram divulgados pelos próprios servidores em manifestação realizada neste dia (11) no setor de Criminalística do instituto em Natal. A direção do órgão afirmou que reconhece a situação e está trabalhando para melhorar as condições de trabalho.

As principais demandas da categoria junto ao Governo são a realização de um concurso público para suprimento de vagas, bem como o aumento salarial. Um bolo, levado à sede do instituto no final da manhã, simbolizou o aniversário de 15 anos desde o último concurso, além dos nove anos desde a última concessão de aumento salarial.

“Nosso objetivo é chamar a atenção do Governo e da sociedade para a nossa situação. Queremos ser valorizados e ouvidos. Já nos encontramos com a secretária de Segurança, que nos ouviu e ficou de estudar a situação”, afirmou o perito criminal Cristhiano Costa.Em nota enviada à imprensa, a direção do Itep informou que “reconhece a urgente necessidade de realização de concurso público para contratação de peritos e médicos legistas. O assunto tem sido tratado no âmbito da Sesed e já foi encaminhado documento com fundação jurídica solicitando autorização para abertura de edital”.

Os peritos são os profissionais especializados em coleta de vestígios em cenas de crimes que criem provas técnicas, auxiliando o trabalho das polícias e o judiciário. De acordo com os servidores, o Ideal é que haja um perito para cada 5 mil habitantes. Esta relação atualmente é de um perito para cada 126.241 potiguares. Mesmo a Paraíba, que não atinge o ideal, conta atualmente com 140 peritos bem mais que o efetivo do RN.

Fonte:Marcos Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário