segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

PREFEITURA MUNICIPAL, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VIÇOSA INICIOU HOJE A "SEMANA PEDAGÓGICA".


Iniciou hoje (20) a Semana Pedagógica do município de Viçosa, o evento contou com a participação do Prefeito Municipal, Antônio Gomes de Amorim, representante do legislativo, secretários municipais, diretores e profissionais da educação.

Somos gratos pelo empenho e dedicação de cada profissional na educação municipal, aproveito e parabenizo a cada um, pois através da educação, podemos alcançar todos os nossos objetivos. "Destacou Toinho".

A Jornada Pedagógica 2017 da SME de Viçosa, reunirá profissionais da educação para permear reflexões, referentes a qualidade do trabalho, tendo em foco “Revendo a nossa prática, na humanização da educação”, com a palestrante Iandra Fernandes. A Discussão terá como finalidade subsidiar o professor e demais profissionais na árdua tarefa de ensinar e educar, repensando a educação como mecanismo de humanização do indivíduo contemplando instrumentos e estratégias voltadas para uma formação integral do sujeito. A escola da atualidade é convocada a pensar em relação mais humana, coma também focar nos resultados de desempenhos qualitativos e quantitativos. Precisamos que os professores,diretores,supervisores e demais funcionários da educação sejam capazes de lidarem com as questões psicossocial dentro da sala de aula.

Para desenvolvimento do processo de escolarização e humanização apropriamos da Pedagogia didática de Jacques Delors que com muita propriedade aborda os quatros Pilares da Educação do século XXI. Segundo Delors, na prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo os pilares do conhecimento: aprender a conhecer indica o interesse, a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta da ignorância; aprender a fazer mostra a coragem de executar, de correr riscos, de errar mesmo na busca de acertar; aprender a conviver traz o desafio da convivência que apresenta o respeito a todos e o exercício de fraternidade como caminho do entendimento; e, finalmente, aprender a ser, que, talvez, seja o mais importante por explicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver .


















































Nenhum comentário:

Postar um comentário