Prefeitura de Umarizal confirma pagamento do piso salarial dos professores a partir de maio
A prefeita de Umarizal, Elijane Paiva (DEM), confirmou na manhã desta terça-feira (09) que vai retomar o pagamento do piso dos professores já a partir deste mês de maio. A decisão foi tomada após reunião com secretários do seu governo e vereadores da base. A chefe do executivo municipal informou ainda que chamará em breve todos os profissionais da educação para uma reunião.
“Apesar das dificuldades, dos repasses abaixo do valor da folha, nossa equipe de governo se uniu e conseguiu achar uma saída para garantir o que é de direito dos professores. Agora vamos poder continuar tranquilamente com o trabalho que estamos fazendo e que tem transformado a educação do município. São grandes os avanços que já obtemos nestes quatro meses na área da educação”, disse a prefeita.
Em quatro meses de administração, Elijane já reformou e reestruturou escolas, assegurou transporte escolar para alunos da zona urbana, rural e universitários, melhorou a qualidade da merenda servida na rede municipal de ensino, garantiu fardamento e promoveu uma série de medidas para reforçar a qualidade da educação municipal. Recentemente a prefeita também reabriu uma escola fechada há anos no sítio Várzea do Barro.
As ações vêm dando certo. O município já tem mais de mil alunos matriculados, quantidade superior ao número de alunos ano passado. A Chefe do Executivo espera que, com o retorno dos estudantes à rede municipal de ensino, o Fundeb melhore e o município passe a ter mais recursos para investir em professores e escolas.
Piso
O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica é lei federal sancionada em 16 de julho de 2008, porém prefeituras e estados de todo o país enfrentam dificuldade para pagamento todos os anos por conta do alto impacto financeiro que a lei gera.
Em Umarizal, a Prefeitura teve que retirar recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para complementar a folha do mês de abril que fechou em R$ 353.960,77. O valor é bem maior que os R$ 264.497,61 arrecadados através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação no mesmo mês. Os números foram apresentados pelo vice-prefeito Raimundo em reunião nesta segunda-feira (08), na prefeitura.
Fonte: Blog Hermes Castro via Nossa Paraná
Nenhum comentário:
Postar um comentário