Os segmentos da Agricultura de Viçosa-RN, tanto os da Agricultura de Subsistência(os que vivem do plantio de feijão, milho, arroz etc.:) e os da Agricultura Familiar(os que vivem do plantio e comercialização dos produtos hortifrutigranjeiros, estão recebendo apoio da EMATER-RN, através do técnico Everton Mesquita que vem desenvolvendo um excelente trabalho em nossa cidade. Estiveram presentes além dos agricultores a Prefeita Maria José(PTB), a Secretária de Agricultura, Suzete Lopes(PT), a Presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Viçosa, Maria Nazarene de Oliveira, o técnico da Emater, Everton Mesquita, o Vice Presidente do Partido dos Trabalhadores PT de Viçosa,RN, Aurivanio de Andrade Cezar e alguns vereadores da nossa cidade.
A visita aconteceu a uma pequena propriedade, cujo proprietário é conhecido pela comunidade como seu Fransquinho. Seu Fransquinho é um pequeno agricultor familiar que além de incentivos, conseguiu respeito, e admiração do povo Antônio Martinense.
" antes eu trabalhava e morava em terras dos outros, depois surgiu uma oportunidade e eu comprei essa terrinha que vocês estão vendo. Comecei cavando um cacimbão, esse que vocês estão vendo, disse seu Fransquinho apontando para o mesmo. Aí, juntamente com meus filhos começamos a trabalhar e aos poucos construir minha própria casa." Disse seu Fransquinho orgulhosamente mostrando sua casa.
Hoje seu Fransquinho é Agricultor Familiar cadastrado no Compra Direta, programa do Governo do Estado de incentivos aos pequenos agricultores onde os mesmos tem parte dos seus produtos vendidos diretamente ao programa pelo um preço justo, livre de atravessadores. A outra parte seu Fransquinho vende na feira, que acontece aos sábados na cidade de Antônio Martins
REFLEXÕES CRÍTICAS
Seu Fransquinho como é carinhosamente conhecido pelo seus conterrâneo é uma figura ímpar nos dia de hoje, Um camponês que sabe aproveitar as riquezas da sua terra e dela tirar seu próprio sustento. Valeu seu fransquinho! Em sua pequena propriedade não vi existir nem governo nem patrão.
O que falta realmente em nossa cidade, para que os nossos agricultores(as) venham desenvolver atividades semelhante a de seu Fransquinho, já que temos terras de boa qualidade, água abundante, auxilio técnico entre outros incentivos?
Será que estamos mal acostumados? O nossos agricultores estão perdendo suas verdadeiras identidades? Vale apenas ter patrão?
Boas reflexões. De textos e de imagens
Aurivânio de Andrade Cezar
Redator
Seu Fransquinho, mostrando aos Agricultores como funciona o sistema de irrigação. A vereadora Evarista Neta, bem que tentava observar, mas o sol forte teimava em não deixar.
O Vereador Marcio só observando e a prefeita Maria José encantada com o trabalho de seu Fransquinho. Suzete Não perdia um detalhe, documentava tudo.
Sistema de irrigação aguando os canteiros
Isso é trabalho
Quem planta colhe, já dizia minha minha vó
Seu Fransquinho, sua esposa, a Secretária de Agricultura Suzete Lopes(PT) e o Vice Presidente do PT Aurivanio de Andrade Cezar, no alpendre da casa de seu Fransquinho em Antônio Martins RN
O pessoal de Viçosa todos juntos observando as explicações do técnico da Emater Everton Mesquita. No centro a Prefeita Municipal de Viçosa, Maria José(PTB) a Vereadora Iranice Barra(PTB) e a Presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Viçosa, Maria Nazarene
Nenhum comentário:
Postar um comentário