quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Senti-me em família!

A Escola Estadual Pedro Martins Fernandes comemora com razão e estilo e de forma inédita a história dos 50 anos de Viçosa/RN.



A Escola Estadual Pedro Martins Fernandes filha primogênita da antiga e saudosa Escola primária Ozéas Gomes Pinto e que por sua vez é genitora em linha reta da Escola Municipal Francisco Gomes Pinto e que hoje está a frente a diretora Lúcia de Fátima Rodrigues, e o que é melhor; genuinamente viçosense(grifo meu) comemora junto à nossa comunidade ora representada por professores, alunos, pais de alunos e demais representantes da sociedade civil, os 50 anos de histórias da nossa cidade e do nosso povo. Uma história em que o tempo e a sua lima de limar atropelos e mentes vazias, tentam teimosamente excluir, expugnar a bravura e o heroísmo dos nossos antepassados. Entretanto, venho registrar, aplaudir e parabenizar o empenho e a dedicação, que o corpo docente e discente da referida ESCOLA tiveram ao abordar este tema tão interessante, tão singular nos dias de hoje, que é o regate da memória viva do nosso povo representada por adolescestes que nunca ouviram, "nem de ouvir dizer" (grifo meu)quem foram os protagonistas da nossa história em décadas passadas. " Fiquei um pouco emocionado ao ver e ouvir os nomes de alguns antepassados nossos sendo pronunciados de maneira inédita por aqueles adolescentes que mesmo ora "perdidos", pronunciavam sem terem  a noção de quem foram aqueles personagens e o que fizeram por a nossa até então, vila denominada Viçosa." Ênfase desse redator.
Diz o escritor François Silvestre no seu livro "as alças de agave"- que um povo sem passado é um povo sem cultura. E ele tem razão. Todavia, cabe a nós, viçosenses natos ou que sejam naturalizados fazerem esse resgate que ora os que fazem a Escola Estadual Pedro Martins Fernandes fizeram e fizeram bem feito, durante a passagem dos 50 anos da nossa história. Uma história que foi construída com lutas, com suor, com coragem e acima de tudo com amor. Eu disse com AMOR.

Taí, talvez contei pra uns o errado com linhas certas. Mas, gratifica-me saber que contei pra outros, o certo com linhas certas. A avaliação fica aos critérios dos caros leitores. Como diziam Vitalino Curriboque, Mãe Preta, Dão Pedro e João Faustino "té mais."



Aurivânio de Andrade Cezar
Redator.

Boas reflexões. De textos e de imagens.


Nesta foto podemos ver a diretora da Escola Estadual Pedro Martins Fernandes, Lucia de Fátima Rodrigues de (blusa azul) e o corpo docente da referida escola

Os alunos do ensino médio da Escola Estadual Pedro Martins Fernandes estavam ansiosos 

A diretora Lucia de Fátima dava início a abertura da semana cultural da referida escola, cujo tema foi: Os 50 anos de história de Viçosa/RN

Momento em que os aluno participavam da "prova" soletrando. Uma das etapas da semana cultural organizada pela Escola Pedro Martins Fernandes.















Nesta foto podemos ver o corpo docente da Escola Estadual Pedro Martins Fernandes. (Da direita pra esquerda) O professor Francisco Suetônio, a professora Iranice Lopes, o professor Marcos Antônio, a diretora  Lucia de Fátima, a professora Selcina Lopes e o professor Vicente Filho. Todos estão de parabéns pela escolha do tema e pela organização do evento.  

Nesta foto podemos ver os alunos do ensino médio participando da prova " o último passageiro". Todas as pergunta foram feitas fundamentada no livro " A história de Viçosa." Contada por Lívia Martins Pinto. Por sinal a história mais autêntica que temos sobre o nosso povo e a nossa história. Quem não leu, leia!



Nesta foto podemos ver a nova revelação musical da nossa cidade. Maria Elvira. Voz e violão.


Nesta foto podemos ver o aluno do ensino médio Natanael representando o Ex-Prefeito (provisório) Silvestre Gomes Pinto. O primeiro da nossa cidade.

Momento em que os alunos desfilavam de maneira simbólica representando os Ex-Prefeitos de Viçosa/RN. Nesta Foto podemos ver o aluno Raimundo representando o Ex Prefeito Jaime Mafaldo de Paiva.

Nesta foto também podemos ver o aluno Paulo Victor representando o também Ex-Prefeito Aldo Fernandes de Carvalho.

Nesta foto podemos ver também o aluno Diogo representando o Ex-Prefeito Francisco Silvério Neto

Nesta foto podemos ver também o aluno Natanael representando o também Ex-Prefeito Silvestre Gomes Pinto. De camisa listrada junto a professora Iranice Barra podemos ver o aluno Fábio representando o atual Prefeito de Viçosa/RN, Antônio Gomes de Amorim.


Esta foto mostra a galeria (simbolicamente) dos Ex-Prefeitos que fizeram parte da administração dos 50 anos de história política da nossa cidade.

Neta foto podemos ver o Ex-Prefeito Jaime Mafaldo de Paiva, sua esposa Eluíza Pinto, a Secretária de Educação da nossa cidade Adalmária Lopes, o professor Marcos Antônio e sua esposa Iranice Barra, o professor Vicente Filho e parte dos alunos da referida escola.


Nesta foto podemos ver os alunos que concorreram ao desfilhe da mais bela e do mais belo estudante do ano de 2013 na Escola Estadual Pedro Martins Fernandes

A diretora "Lucinha" também registrou esse momento ímpar na história da Escola Pedro Martins em que a mesma está na direção há alguns meses.

Nesta foto podemos ver os alunos vencedores  da mais bela e do mais belo estudante do ano de 2013 da Escola Estadual Pedro Martins Fernandes. Em primeiro lugar ficou à aluna Natália como a mais bela estudante e o aluno Diogo Lopes como o mais belo estudante da referida escola do ano de 2013.

O professor Vicente Filho também fez questão de registrar esse momento ímpar com seus alunos.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário